Chuva de meteoros dias 21 e 22 de abril
- headnerd
- 19 de abr. de 2016
- 2 min de leitura
E ai Head Nerds, chuva de meteoros, se preparem porque esta chegando.
O mês de abril é famoso por ser o mês da astronomia, portanto não poderia faltar uma bela chuva de meteoros, as Líridas.
Entre os dias 21 e 22 de abril, quinta e sexta-feira que vem, teremos o pico da chuva de meteoros Líridas, que mesmo sendo considerado baixo, com aproximadamente 10 a 20 meteoros por hora, são bastante observáveis por serem meteoros considerado relativamente grandes.

Infelizmente teremos no céu o brilho da Lua que está em sua fase quase cheia, mas mesmo assim, procure a constelação da Lira através da sua brilhante estrela “Vega” e espere que dará para ver alguns meteoros rasgando o céu com seu brilho.
Esta chuva de meteoros Líridas, que leva esse nome porque do nosso ponto de vista, está na direção da constelação de Lira, acontece anualmente já a mais de 2700 anos, que foi quando os antigos chineses a observaram e registraram, no ano de 687 antes de Cristo.
O causador dessa chuva é o fato de que a orbita terrestre cruza o rastro do cometa Thatcher (C/1861 G1), todos os anos, em meados de abril, porém infelizmente não se tem fotos desse cometa, pois sua orbita é de aproximadamente 415 anos ao redor do Sol e só é esperado que retorne as nossas proximidades por volta do ano de 2276.

As Líridas são famosas por alguns surtos inesperados (como foi testemunhado na Florida e no Colorado, EUA, em 1982), podendo algumas vezes atingir uma taxa de 100 meteoros por hora.
Mas estas manifestações são raras e difíceis de prever, podendo acontecer este ano, como no ano seguinte ou apenas daqui a 10 anos.
Mas é esta imprevisibilidade que torna as Líridas uma boa razão para estar atento ao céu noturno.
Portanto, se tiverem a oportunidade, contemplem esse show da natureza que pode ser visto a olho nu, sem a necessidade de um telescópio.
Valeu HeadNerds.
Sigam-nos nas nossas redes sociais.
Comments