top of page

Galáxias mais distantes e antigas do universo, vistas pelo Hubble.

  • headnerd
  • 25 de abr. de 2016
  • 3 min de leitura

E ai Head Nerds, tudo tranquilo ?

Se você curte astronomia, se liga ai...

Uma equipe de astrônomos americanos descobriu essa galáxia em 2013, e até então era a mais distante que se tinha conhecimento, cuja luz fora emitida quando o Universo só tinha apenas 5% de sua idade atual de 13,8 bilhões de anos.


Batizada de Z8-GND-5296, ela data de quando o Universo tinha aproximadamente 700 milhões de anos. "O que a torna única, se comparada a outras descobertas similares, é que sua distância pôde ser confirmada por um espectrógrafo (equipamento que realiza um registro fotográfico de um espectro luminoso)", afirma o astrônomo Bahram Mobasher, da Universidade da Califórnia, matéria publicada na revista "Nature".


A galáxia foi detectada por meio de imagens infravermelhas feitas pelo Telescópio Espacial Hubble, e sua distância foi confirmada pelas observações realizadas com o sofisticado espectrógrafo Mosfire operado a partir do Observatório W. M. Keck, no Havaí.


Estudar o surgimento das primeiras galáxias é difícil porque quando sua luz chega à Terra ela já se deslocou em direção à parte infravermelha do espectro devido à expansão do Universo, em um fenômeno chamado "deslocamento ao vermelho" (redshift).


Por isso, os astrônomos utilizam espectrógrafos cada vez mais sensíveis e capazes de medir o deslocamento ao vermelho da luz da galáxia, que é proporcional à sua distância.


A equipe, liderada por Steven Finkelstein, da Universidade do Texas, e Dominik Riechers, da Universidade de Cornell (Nova York), observou também que a galáxia tem uma taxa de formação de estrelas "surpreendentemente alta", cerca de 300 vezes a massa do nosso Sol ao ano, em comparação com a Via Láctea, que forma somente duas ou três estrelas por ano.


Estes descobrimentos fornecem pistas sobre o nascimento do Universo e sugerem que podem abrigar zonas com uma formação de estrelas mais intensa do que se imaginava", afirmou Finkelstein.

____________________________________________________________________________________

Galáxia EGS-zs8-1, descoberta em 2015, está há uma distância de 13,1 bilhões de anos-luz da Terra. Consequentemente, ela é também a galáxia mais antiga da qual se tem registro.


De acordo com cientistas, o universo tem 13,8 bilhões de anos de idade. A EGS-zs8-1 foi, portanto, a primeira galáxia a se formar, entre todas já descobertas por astrônomos.


O forte brilho dela foi importante para a sua descoberta. Astrônomos afirmam que outras galáxias estão nos mesmos arredores que a EGS-zs8-1. O fraco brilho delas, no entanto, não permite que os cientistas descubram qual a distância exata delas em comparação com a Terra.


Pascal Oesch, pesquisador da Universidade de Yale e líder do estudo que catalogou a galáxia, explica. “Nós temos outros registros capturados pelo Hubble que provavelmente estão ainda mais distantes. Mas não somos capazes de medir a distância exata”, disse em entrevista ao site Space.com.


A luz emitida pela EGS precisou viajar no espaço por 13,1 bilhões de anos até chegar à Terra – para comparação, a luz emitida pelo Sol demora apenas oito minutos para chegar ao nosso planeta, viajando a velocidade da luz, 300mil Quilômetros por segundo. A imagem que os cientistas têm da galáxia hoje, portanto, é como ela era há 13,1 bilhões de anos.


Naquela época, o universo era extremamente jovem, com apenas 670 milhões de anos de idade (isso é muito pouco, se comparado com os atuais 13,8 bilhões de anos).


Para pesquisadores, as primeiras estrelas começaram a se formar no universo quando ele tinha entre 200 e 300 milhões de anos.


Os materiais para o estudo vieram de informações coletadas pelos telescópios espaciais Hubble e Spitzer, além de dados obtidos pelo observatório W.M. Keck, localizado no Havaí.


Com a construção de telescópios cada vez maiores no Havaí e no Chile e do telescópio James Webb no espaço, ao final desta década os astrônomos esperam descobrir mais galáxias a distâncias ainda maiores.


Valeu Head Nerds...


Sigam-nos nas nossas redes sociais.


Comments


Doar com PayPal

    Gostou da leitura ? Doe agora e nos ajude a melhorar ainda mais para vocês.

© 2016 por "Equipe HeadNerd".

bottom of page