Chuva de meteoros Eta Aquáridas dias 5 e 6 de maio
- headnerd
- 1 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
E ai HeadNerds, tudo tranquilo ?

A chuva de meteoros Eta Aquáridas está associada ao Cometa Halley, e é visível todos os anos entre os dias 19 de abril e 28 de maio, porém tem seu apse entre os dias 5 e 6 de maio, onde são esperados por volta de 55 meteoros por hora iluminando o céu.
Esta chuva de meteoros recebeu o nome de Eta Aquáridas pelo fato de que seu radiante encontra-se próximo da estrela Eta Aquarii, que é a sétima estrela mais brilhante da constelação de Aquarius, localizada a 168 anos-luz da Terra. Vale lembrar que a estrela Eta Aquarii não tem nenhuma relação física com a chuva de meteoros, serve apenas para localização no céu, ou seja, do nosso ponto de vista, eles irradiam daquela direção.
Porém os meteoros podem vir de qualquer direção, mas é mais provável que sigam esse linha.

O mais antigo registro de observações desse evento remonta ao ano 401 e existem também registros nos anos de 839, 927, 934 e 1009.
Em 1876, o astrônomo Alexander Stewart Herschel descobriu a associação dessa chuva de meteoros com o cometa Haley, e tal descoberta foi confirmada nos anos subsequentes. No início de maio de 1947 um raditelescópio do observatório Jodrell Bank, no Reino Unido, detectou pela primeira vez esse evento na faixa de rádio do espectro eletromagnético.
O cometa Halley, oficialmente descrito como 1P/Halley é o responsável pelas chuvas de meteoros Eta Aquáridas e Orionídeas, que acontecem em Maio e Outubro, respectivamente. Ele é um cometa periódico, e sua última passagem pelas redondezas do Sistema Solar interior ocorreu no ano de 1986, quando ele deu um show nos céus. Deve aparecer por aqui novamente em 2061.

Os meteoros Eta Aquarídeos são super rápidos, e os fragmentos que geram as famosas “estrelas cadentes” dessa chuva entram na atmosfera a uma velocidade média de 66 km/s. Para se ter uma ideia de sua grande velocidade, a bala de um rifle alcança em média 950 metros por segundo, sendo 70 vezes mais lenta do que os fragmentos que criam os meteoros da chuva Eta Aquáridas.
Ai está Head Nerds, mais uma chuva de meteoros, porém diferente das Líridas, 21 e 22 de abril de 2016, dessa vez não teremos lua cheia no céu e si lua nova, o que com certeza ajudará e muito para vermos as “estrelas cadentes”.
Fonte, Nasa
Valeu Head Nerds.
Sigam-nos nas nossas redes sociais.
Valeu...
Comments