top of page

Você já ouviu falar do Porcellian Club ?

  • headnerd
  • 1 de mai. de 2016
  • 3 min de leitura

E ai Head Nerds, tudo tranquilo ?


Você já ouviu falar do Porcellian Club ?


Um dos clubes mais secretos do mundo quebra o silêncio após 255 anos de atividades.

Princeton tem o Ivy Club, Yale tem Skulls And Bones, e a Universidade de Harvard por sua vez, dentre outros, tem o Porcellian Club, que teve pela primeira vez sua agremiação revelada a imprensa por um de seus membros.

Fundado por volta de 1791, originalmente iniciado por um grupo de 30 estudantes de Massachusetts que queriam evitar as salas de jantar por gostarem de assar porcos, inicialmente chamava-se os Argonautas, em 1794, durante um jantar no qual servirão leitão assado foi que o clube, inicialmente conhecido como "o porco club", foi formalmente fundado. A fim de tornar histórica a origem do clube, e também para dar-lhe um toque clássico, eles decidiram chamá-lo de Porcellian do latim “porcus”.


Segundo um artigo publicado no “The Chronicle Cambridge”, Em 1831, a sociedade com o nome da "Ordem dos Cavaleiros da Távola Quadrada" foi juntado ao Porcellian, pois os objetivos e interesses das duas sociedades eram idênticos."


Um clube exclusivamente masculino O Porcellian Club, também conhecido como Porc ou o PC, é uma organização elitista que teve sua existência revelada e recebeu muita atenção, provavelmente não desejada, no filme “A Rede Social”, onde fundador do Facebook, Mark Zuckerberg se esforça desesperadamente para tentar entrar no clube, e da detalhes no filme que vieram de uma fonte bem interessante, a atriz Natalie Portman.


Portman reuniu-se com o roteirista Aaron Sorkin e contou inúmeros detalhes sobre a sociedade secreta, ela obteve tais informações com um dos membros do clube, o qual ela namorou.

Após recentes debates surgidos sobre abusos sexuais no campus, o clube masculino supersecreto Porcellian quebrou um silêncio de 225 anos para se defender. “É a primeira vez que um membro faz declarações a um jornal desde sua fundação em 1791”, afirmou Charles M. Storey, autor da nota publicada pelo diário universitário The Harvard Crimson, que divulgou a história.


De acordo com o estudante, o problema começou quando a universidade obrigou a The Porcellian a aceitar mulheres nos seus assentos, assim como outros clubes secretos, com o objetivo de reduzir os abusos sexuais no campus. Além disso, ele afirmou que “a universidade procura expulsar os estudantes que se juntam ao clube, dizendo que isso contribui com os problemas de abusos sexuais no campus”. É claro que os membros do clube negam qualquer relação com o incidente e manifestaram sua indignação por causa das acusações.

The Porcellian é um dos clubes sociais mais antigos dos EUA e, segundo contou um dos seus integrantes ao jornal, seu objetivo fundamental foi “criar uma comunidade que atravesse o tempo e se estenda por muitas gerações”.


Algumas curiosidades sobre o clube.


O lema do clube é “Dum vivimus vivamus” que significa "enquanto vivermos, deixe-nos viver."


O mascote do clube é um porco que eventualmente é vestido com uma gravata e com outros acessórios.


Existem rumores que dizem que se um membro da Porcellian não ganhar o seu primeiro milhão até os 40 anos, o clube dá esse valor á ele.


Alguns membros do clube costumam ostentar emblemas com cabeças de porco douradas em correntes, relógios e gravatas.


Dentre os membros mais famosos, destacam-se o ex-presidente americano Theodore Roosevelt, entre os atuais membros “vivos”, estão o governador de Massachusetts Leverett Saltonstall, o congressista Hamilton Fish, o embaixador dos Estados Unidos na Itália, William Phillips, dentre muito outros. Porém nenhum deles fala nada a respeito.


É isso ai Head Nerds, já imaginou fazer parte de um clube ou sociedade secreta ?


Fontes: History, wikipedia, harvard.edu


Sigam-nos nas nossas redes sociais.



Valeu...

Comments


Doar com PayPal

    Gostou da leitura ? Doe agora e nos ajude a melhorar ainda mais para vocês.

© 2016 por "Equipe HeadNerd".

bottom of page