top of page

Machado encontrado na Austrália com quase 50 mil anos.

  • headnerd
  • 12 de mai. de 2016
  • 1 min de leitura

E ai HeadNerds, tudo tranquilo ?


Descoberta arqueológico dos anos 90 está sendo confirmada agora.


Com aproximadamente 50 mil anos, um fragmento de lâmina de rocha encontrado na Austrália já é considerado o machado mais antigo do mundo, que provavelmente foi feito logo após a chegada do ser humano ao continente, segundo Peter Hiscock, acadêmico da Universidade de Sydney.

A peça, encontrada na década de 90, teve sua importância reconhecida apenas recentemente, graças às novas tecnologias e será publicada em breve na revista Australian Archaeology.


O fragmento, com tamanho aproximado de uma unha de polegar, foi encontrado no oeste da Austrália, na região de Kimberley, uma área pouco habitada do país.


A ferramenta revela que os primeiros habitantes do continente tinham uma tecnologia inovadora e inventiva, provando assim que a tecnologia aborígene arcaica não era assim tão simples como se pensava.


"É um fragmento relativamente pequeno, não tem mais que um centímetro, e é o machado mais antigo do mundo", explicou Dr. Hiscock, que utilizou um microscópio digital para analisar a rocha e determinar que foi talhada a mão.


A ferramenta teria sido feita entre 46 mil e 49 mil anos, poucos milhares de anos após a chegada do homem à Austrália, há cerca de 50 mil anos.


Praticamente todos os machados já encontrados até agora foram fabricados após o surgimento da agricultura, há cerca de 10 mil anos.


A professora da Universidade Nacional da Austrália Dra. Sue O'Connor, que localizou o fragmento, destacou que em nenhum outro lugar do mundo foram encontrados machados desta época, recordando que o machado de cabo mais antigo já registrado, surgiu no Japão há cerca de 35 mil anos.


Valeu Head Nerds.


Fonte:


Sigam-nos nas nossas redes sociais.



Valeu...

Comments


Doar com PayPal

    Gostou da leitura ? Doe agora e nos ajude a melhorar ainda mais para vocês.

© 2016 por "Equipe HeadNerd".

bottom of page