O que é o SETI - Sinal WOW!!!
- headnerd
- 20 de mai. de 2016
- 6 min de leitura
E ai HeadNerds, tudo tranquilo ?
Assistam ao vídeo
No final de março de 2016, o instituto SETI declarou que vai começar uma nova fase de buscas por sinais de vida inteligente no universo.

O instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), que significa literalmente “Busca por Inteligência Extraterrestre), foi idealizado na década de 60 por Frank Drake, e tem como atual líder, o Dr. Seth Shostak, que tem o objetivo de buscar vida inteligente no espaço, foi Fundado em novembro de 1984, e começou a operar no dia 1 de Fevereiro de 1985.
Drake que também criou a “equação de Drake”, propôs que civilizações avançadas, ao menos como a nossa, fariam uso de ondas de rádio cotidianamente, tanto para a transmissão de programas de TV, quanto para comunicações entre eles, como nós fazemos no dia a dia e talvez até mesmo entre colônias espalhadas pela galáxia, quem sabe, até mesmo usadas também em tentativas de estabelecer comunicação com outras civilizações.
A primeira busca real por sinais de vida inteligente foi realizada por Frank Drake, que direcionou o radiotelescópio para duas estrelas vizinhas do nosso sistema solar, a “Episilon Eridani” e a “Tau Ceti”.

Da Episilon Eridani só se captou ruídos estáticos, porém da Tau Ceti, recebeu-se um sinal modulado que inicialmente parecia realmente ser extraterrestre, mas que posteriormente foi constatado ser interferência de uma cidade próxima ao radiotelescópio.
Pelo fato do instituto ser sem fins lucrativos, por diversas vezes, o SETI passou por dificuldades financeiras, porém na década de 90, empresários que ficaram bilionários na indústria da computação e internet, como Google, Microsoft, HP, dentre outros, passaram a patrociná-los.
Então, o projeto ganhou novo fôlego e investiu na compra de novas antenas e equipamentos de processamento para formar a sua própria rede com 42 radiotelescópios situados no norte da California, EUA, a rede Allen, e na criação de um instituto propriamente dito, tornando-se assim o principal em busca por sinais de vida inteligente fora da Terra.

Após essa fase, com o instituto agora já solidificado, o SETI vem trabalhando de diversas formas para atingir seus objetivos, tendo como, uma das principais abordagens, à “radio SETI”.

Essa que visa analisar sinais de rádio de baixa frequência captados por radiotelescópios terrestres, que ficam espalhados pelo mundo todo, e, principalmente pelo Radio telescópio de Arecibo, tendo como objetivo, procurar sinais que não ocorrem naturalmente no universo, pois esses podem ser interpretados como evidências de vida extraterrestre.
O Radiotelescópio de Arecibo, que foi idealizado pelo professor William E. Gordon, da Universidade de Cornell e que foi inaugurado em 1 de novembro de 1963, faz parte do Centro Nacional de Astronomia e Ionosfera (NAIC), um centro de investigação nacional, operado pela a Universidade de Cornell, em acordo cooperativo com a Fundação Nacional de Ciências (NSF). A NSF é uma agência federal independente, cujo objetivo é promover o progresso da ciência e a engenharia nos Estados Unidos.

O observatório opera, 24 horas todos os dias, ininterruptamente. Todos os resultados de investigação são publicados na literatura científica, a qual está acessível ao público.
Arecibo é o maior radiotelescópio de uma parabólica do mundo, é reconhecido como um dos centros mais importantes de investigação na área de radioastronomia, astronomia planetária e estudos atmosféricos do mundo.

Está localizado na cidade de Arecibo, em Porto Rico. Sua antena parabólica gigantesca tem 305 metros de diâmetro e foi construída originalmente em 1963, na cratera de um vulcão extinto, para estudar a ionosfera terrestre.
Hoje em dia, Arecibo é uma das principais ferramentas na busca de sinais de vida extraterrestre, através do projeto SETI.
Atualmente, um terço do tempo do telescópio é utilizado para estudos ionosféricos, outro terço é dedicado às galáxias e o restante está reservado para a astronomia dos pulsares.
O radiotelescópio de Arecibo é claramente o preferido quando se trata de observar novos pulsares, pois seu tamanho gigantesco torna as buscas mais sensíveis e permite que os astrônomos descubram pulsares ainda não detectados, com intensidade muito tênue para serem avistados com telescópios menores.
O tamanho do telescópio, entretanto, também tem desvantagens e a principal é que como a antena é muito grande, ela permanece fixa sobre o solo, o que dificulta, pois não da para ser virada em várias posições.
Como resultado, podemos visualizar somente a área do céu localizada diretamente sobre ele, sempre ao longo do caminho da rotação terrestre.
Esse fato faz com que Arecibo acesse uma relativamente pequena área do céu. Em comparação, a maior parte dos outros telescópios que podem observar de 75% a 90% do céu.
O Instituto SETI já apareceu em vários filmes, como 007 contra Goldeneye e Contato, de Judi Foster que por sua vez foi escrito e roteirizado pelo astrônomo e físico Carl Sagan.
Em 16 de novembro de 1974, o Instituto SETI enviou uma mensagem de 1679 impulsos de código binário, que levaram 3 minutos para serem transmitidos na frequência de 2380 MHz, ao espaço na direção do agrupamento globular estelar M 13, que está a aproximadamente 25.000 anos-luz de distância, e possui cerca de 300.000 estrelas, na constelação de Hércules.

Essa mensagem teve como objetivo, transmitir a uma possível civilização extraterrestre, informações sobre o planeta Terra e a civilização humana e foi enviada através de Arecibo.
Uma das partes mais legais na minha opinião, é que em 15 de agosto de 1977, o SETI ouviu sim um sinal muito estranho vindo do espaço.
Este sinal foi captado em ondas de radio de banda muito estreita e muito forte, pelo radio telescópio Big Ear, por Jerry Ehman em Ohio e ficou conhecido como sinal WOW !!!. Vale lembrar que durou apenas 72 segundos devido a rotação da terra, e pelo mesmo fato, que igual a Arecibo, o Big Ear também era fixo no chão, e por quase 40 anos vem intrigando os cientistas.
WOW!!! porque foi isso que Jerry disse quando viu o sinal, por ter ficado impressionado, e escreveu WOW!!! ao lado, como mostra a imagem.


O Big Ear era composto por duas antenas que apontavam para pontos um pouco diferentes no céu. Sabemos que o sinal só foi detectado por uma das antenas, mas, infelizmente, pela maneira com que o Big Ear processa os dados, não há nenhuma maneira de determinar qual antena realmente detectou o sinal.

Depois de muita pesquisa, os astrônomos foram capazes de determinar que o sinal provavelmente originou-se da constelação de Sagitário, a cerca de 2,5 graus ao sul de Chi Sagittarii.
E caso tenho sido mesmo uma civilização inteligente quem enviou o sinal, deve ter sido enviado aproximadamente a uns 122 anos atrás, pois essa é a distancia da estrela mais próxima de nós naquela direção, e como as ondas de rádio viajam a velocidade da luz, seriam 122 anos viajando a 300 mil quilômetros por segundo.
Até hoje não se sabe ao certo o que seria de fato o sinal WOW!!!.
Existem inúmeros tipos de especulações, sobre esse sinal, que poderia ser uma nave passando la naquela direção, naquele exato momento, nuvem da cauda de cometas, ou, gazes no espaço, infelizmente não se sabe.
Vale a pena lembrar que muitos já especularam que poderia ser uma mensagem terrestre mesmo, enviada para fazer graça ou confundir os pesquisadores, e até mesmo alguns astrônomos acreditam que o sinal se originou aqui na terra e foi refletido de volta por lixo espacial.
Porém sabe-se que a faixa na qual o veio o sinal, de 1420 MHz é reservada para fins astronômicos e portanto restrita, o que refuta essa idéia. (Sinais de rádio terrestres não estão autorizados a transmitir nessa frequência.)
Portanto o sinal WOW!!! ainda é um grande mistério, que espero muito que alguém resolva um dia.
Agora a nova fase do SETI visa observar as 20 mil estrelas anãs vermelhas mais próximas da terra.

Pois por elas serem menores e mais frias que o nosso sol, tendem a ter um tempo de vida muito maior, especulando-se que durem trilhões de anos.
O que faria com que prováveis civilizações tivessem muito mais tempo para se desenvolver tecnologicamente.
E caso você também queira participar dessa busca, o Instituto SETI tem um programa chamado SETI@HOME.
Que da as pessoas comuns, a chance de pesquisar os sinais em casa, do próprio computador pessoal.
Se você estiver interessado em saber mais, é só acessar o site do SETI, neste link SETI@HOME.

É isso ai HeadNerds...
Curtam nossas redes sociais.
Valeu...
EQUAÇÃO DE DRAKE
N = o número de Civilizações extraterrestres em nossa galáxia com as quais poderíamos ter chances de estabelecer comunicação.
R* = a taxa de formação de estrelas em nossa galáxia.
fp = É a fração de tais estrelas que possuem planetas em órbita.
ne = o número médio de planetas que potencialmente permitem o desenvolvimento de vida por estrela que tem planetas.
fl = É a fração dos planetas com potencial para vida que realmente desenvolvem vida.
fi = É a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente.
fc = É a fração dos planetas que desenvolvem vida inteligente e que têm o desejo e os meios necessários para estabelecer comunicação.
L = É o tempo esperado de vida de tal civilização.
Drake forneceu valores baseados nas suas pesquisas:
R* - estimado em 7/ano.
fp - estimado em 0,5.
ne - estimado em 2.
fl - estimado em 0,33.
fi - estimado em 0,01.
fc - estimado em 0,01.
L - estimado como sendo 10 000 anos.

Fontes: Seti institute - nasa - wikipedia
Comentários