top of page

5 formas possíveis do mundo acabar.

E ai HeadNerds, tudo tranquilo ??


Me diz ai, você está preparado para o fim do mundo ?


Assistam nosso vídeo novo no youtube.


HeadNerds, a triste notícia, é que “sim”, o mundo como conhecemos, um dia vai acabar.


Mas calma ai, não se desespere ainda, relaxa !!...


Pois é bem provável que isso ainda demore muito tempo para acontecer.


Na verdade, ainda não dá pra se saber com certeza quando e nem por quais motivos isso possa acontecer, mas como tudo o que existe no universo, incluindo o próprio universo, podemos dizer que um dia nosso cantinho aqui, nossa Terra, vai acabar.


Seja no impacto de um meteoro, ou atingido por raios gama vindos de uma supernova, ou mesmo dizimado por um bando de alienígenas que venham do espaço, as chances de acontecerem catástrofes reais que possam acabar com a nossa civilização, ou com o mundo da forma como conhecemos, são bem reais.


E foi pensando nisso, nós da equipe HeadNerd fizemos um compilado com 5 formas possíveis do mundo acabar.


HeadNerds, quem gosta de assistir a filmes de ficção, certamente já viu algum que retrate um meteoro acabando com tudo por aqui, como o “Armagedon”, ou talvez o “impacto profundo”.


Bom, em ambos os casos, um meteoro gigantesco vem em direção a Terra e os mocinhos do filme tem que executar uma série de fatores pra que a raça humana não acabe com o impacto.


Mas, Hollywoods a parte HeadNerds, isso é sim uma ameaça muito real.


E hoje em dia, as agências espaciais, como a NASA, a ESA, e a própria agência espacial brasileira, (AEB), estão sempre atentas a esse fato.


Sendo algo que já aconteceu no passado, desde o mais famoso deles, que é o meteoro que atingiu a Península de Yucatan no Novo México e que dizimou os dinossauros, a 65 milhões de anos atrás até os mais recentes, porém em escala muito reduzida, como o evento que ocorreu Tunguska na Sibéria, em 30 de junho de 1908, onde um provável meteorito explodiu no céu, a cerca de 6 km de altura, e com a força de sua explosão, destruiu uma área de 2 mil km², com um impacto equivalente a 185 vezes o da bomba lançada em Hiroshima, na segunda guerra mundial.


A agencia espacial norte americana, a NASA, diz que pode avisar com antecedência caso algo assim esteja se aproximando da Terra, no entanto, existem inúmeros corpos celestes ainda não catalogados rodando perto de nosso planeta, e segundo eles mesmos, cerca de 48 toneladas de pequenas rochas cósmicas caem todos os anos na Terra. Sendo que a grande maioria se desintegra antes de atingir o solo e caem em alto mar.


Porém, a pergunta que fica é, e se fosse detectado algum meteoro com potencial real para acabar com a vida na Terra vindo em nossa direção, o que você faria?


HeadNerds, um buraco negro pode engolir nosso planeta?


Na realidade, muito pouco se sabe sobre os buracos negros, pois como nem a luz escapa dele, é bem difícil estuda-los.


Porém, é possível defini-los, como um ponto no espaço, ou uma singularidade que podem surgir quando uma estrela supermassiva com mais de 40 vezes a massa de nosso Sol, colapsa ou morre, e que tem um campo gravitacional tão intenso que comprime a matéria até que não haja mais espaço entre os átomos.


Recentemente uma equipe internacional de astrônomos, fotografou pela primeira vez o buraco negro, que está no centro da galáxia Messier 87, localizada no aglomerado de Virgem, a cerca de 5 milhões de anos-luz da Terra.


Mas não se engane com essa foto meio desfocada, ok?


Pois esse buraco negro é 6,5 bilhões de vezes mais massivo que o Sol.


Mas vamos imaginar que o nosso Sol virasse um buraco negro. O que aconteceria com a Terra?


Possivelmente, o Sol passaria de seu tamanho atual de 6 milhões de km de raio, para apenas 6 km, no entanto, manteria sua massa e sua força gravitacional original. O que faria com que a Terra e os demais planetas do sistema solar continuassem orbitando normalmente, pois ele não teria força gravitacional suficiente para sugar os planetas. Mas dentro dele, sim, a gravidade se tornaria imensa.


Mas e se um buraco negro entrasse no nosso sistema solar?


De início, nós só perceberíamos sua presença, quando os planetas começassem a se mover de formas diferentes nas suas órbitas.


Quando o nosso planeta chegasse perto do buraco negro, provavelmente sentiríamos mudanças imensas, como vulcões entrando em erupção pelo mundo inteiro, os mares ficariam completamente descontrolados e haveriam terremotos de magnitudes descomunais, que possivelmente acabariam por destruir todas as formas de vida do planeta e muito pouco tempo.


E quando, por fim, a Terra fosse completamente engolida pelo buraco, o calor e a pressão seriam tão fortes que a transformaria em um gás de alta energia, com temperaturas extremamente altas.


Mas e ai HeadNerd, o que você faria em uma situação dessas?


As ameaças a nossa vida e ao nosso cotidiano, não vem só do espaço, elas estão aqui também, presentes e em constante observação no dia a dia de muitos cientistas.


Dessa vez, vamos imaginar como seria se um super vulcão entrasse em erupção.


A maioria de nós brasileiros, ignoramos completamente a existência dos vulcões ou super vulcões, pois como não temos nenhum grande e aparente em atividade no nosso território atualmente, não costumamos pensar muito neles.


Porém, existem vulcões pelo mundo todo, e os da classe dos super vulcões chegam há cerca de 20 conhecidos e que são vigiados constantemente.


Mas quando se fala de super vulcão, geralmente as pessoas já lembram de Yellowstone no Estados Unidos, por ser o mais conhecido e um dos mais estudados no mundo.


O Yellowstone tem uma cratera de mais de 90 km de extensão e é 40 vezes maior do que o Monte Santa Helena. No caso de uma possível erupção, ele certamente poderia causar uma extinção em massa na Terra, tendo em vista que essa erupção provavelmente duraria semanas, e provocaria efeitos de proporções globais, os que por sua vez, persistiriam por meses ou até por anos.


Só pra constar, uma das maiores ameaças desse acontecimento, seria definitivamente a fome, pois o chamado inverno vulcânico, que causado pelas cinzas que bloqueariam a luz do solar, causaria uma queda prolongada na temperatura, e isso acabaria por matar grande parte da fauna e da flora do planeta e por consequência, privar a humanidade de comida.


E em 2012, a ONU estimou que todas as reservas mundiais de alimentos só seriam suficientes para alimentar a população mundial por 74 dias.


É HeadNerds, é bom já ir fazendo um estoque de comida e comprando uns agasalhos novos “anti inverno vulcânico” aí, mas, conta aí nos comentários, o que você faria, caso algo assim viesse a acontecer.


HeadNerds, sem O Sol, não estaríamos aqui, mesmo que as vezes ele nos esquente um pouquinho demais, nós simplesmente, não podemos viver sem ele.


Com uma temperatura estimada em 16 milhões de graus celsius, caberiam mais de 1 milhão de Terras dentro desse reator nuclear feito pela natureza, que é o nosso Sol.


Nosso astro Rei está a uma distância aproximada de 150 milhões de km de nós. O que nos deixa em uma parte do sistema solar, chamada pelos astrônomos de zona goldilock, ou seja, na distância perfeita para que o planeta não seja quente e nem frio demais, permitindo assim que a água fique líquida e que tenha calor suficiente para abrigar a vida como conhecemos.


No entanto, como tudo no universo, um dia, nosso Sol, também vai morrer, e isso, certamente será devastador para a Terra.


Segundo estudos feitos pelos astrônomos, nosso Sol tem uma expectativa de vida de aproximadamente 10 bilhões de anos, dos quais, já foram percorridos 4,5 bilhões.


Durante esse período, o Sol vem transformando o hidrogênio que está no seu núcleo em hélio através da fusão nuclear.


No entanto, o hidrogênio contido em seu núcleo, deve acabar em cerca de 1,5 bilhão de anos, fazendo com que a gravidade aumente, o que fará com que entre em colapso, aumentando sua temperatura e fazendo as camadas exteriores se expandirem.


E quando isso acontecer, o Sol, que atualmente é uma estrela branca de porte médio, se transformará em uma gigante vermelha.


Nesse ponto, nossa água já terá evaporado por completo, a vida aqui já não existirá mais e a Terra em si, será uma bola de magma flutuando na orbita do Sol.


Portanto HeadNerd, já pode ir preparando seu protetor solar de fator 5 milhões ai pra apreciar esse grande evento.



É isso ai HeadNerds,


Esse foi mais um tema aqui da nossa pagina.


Sigam nossas redes sociais e assistam nosso video no youtube.


E clique no bostão do gostei, é rapidinho e ajuda bastante a gente.


Também comentem e compartilhem o vídeo.


Valeu Head Nerds, até a próxima.


Fui...


Fontes Variadas.





bottom of page