top of page

Mitologia Grega

E ai HeadNerd, tudo tranquilo?


No vídeo de hoje, vamos falar um pouco sobre a Mitologia Grega.


E ai HeadNerds, sejam todos muito bem vindos.


A mitologia grega estuda os deuses e os mitos antigos, e também era, e ainda é considerada uma religião, o Helenismo ou Dodecateísmo, que consiste basicamente em cultuar os deuses do Olimpo.


Como a maioria dos povos antigos, os Gregos também cultuavam e adoravam vários deuses diferentes.


Nessa mitologia, os gregos antigos acreditavam que a maioria dos seus deuses tinham forma humana, embora essa forma fosse mais bela e poderosa que a dos os homens comuns, no entanto, eles eram imortais e possuidores de poderes mágicos.


No entanto, os Gregos falavam desses deuses como se fossem pessoas comuns, pois eles se apaixonavam, traiam, lutavam, eram bondosos e ruins, ou seja, tinham qualidades e defeitos como todos os humanos.


A mitologia grega é uma das mais antigas e usadas na cultura pop. Desde filmes como Hércules, Percy Jackson, Fúria de Titãs, Tróia, dentre vários outros títulos que falam sobre os feitos de suas criaturas, deuses e heróis, passando também por vários livros, e até mesmo por muitos jogos, que adaptam os principais deuses e criaturas gregas para os dias de hoje, como Age of mitology, Assassins Creed Odssey ou God Of War, que não podia faltar nessa lista, já que sua trilogia clássica se passa na mitologia grega e até mesmo seu personagem principal, o Kratos, vem do grego e personifica a força e o poder.

Com muitos deuses, monstros de 50 cabeças e 100 braços (hecatonqueros), Centauros, Ciclopes, Minotauros, quimeras e cavalos alados como o Pegasus,


A história do Monte Olimpo começa bem antes dos deuses mais conhecidos da mitologia grega.


Os primeiros relatos que se tem dessas histórias são do século VIII a.C. e vem dos livros A “ilíada” e a “Odisseia”, de Homero e a “Teogonia” de Hesíodo.


No entanto, ao contrario do que a maioria das pessoas pensam, Zeus, apesar de sua aparência, não é o mais velho de todos. O primeiro ser divino pela mitologia Grega é o Caos, deus do vazio, e ele criou Gaia, que é o planeta Terra, ou pode se dizer que é a mãe Natureza.


Em seguida Caos criou o Tártaro, que é o lugar para onde futuramente iriam os mortos.


E por último ele gerou Érebus, deus da escuridão e Nix, deusa da noite.


Ai Nix, que se tornou a defensora das bruxas e feiticeiras e a deusa de todos os segredos noturnos, gerou seus descendentes, sendo os principais:


A deusa da discórdia, Éris e os gêmeos Hipnos, deus do sono, e de onde vem a palavra hipnose e Tanato que por sua vez, é a personificação da morte.


E nesse meio tempo, a mãe Natureza Gaia, também criou seus filhos, sendo eles, Pontus, deus do mar, Orias, deus das montanhas e Urano, que veio a batizar o sétimo planeta do sistema solar.


Só a título de curiosidade HeadNerds, a mitologia Romana foi muito influenciada pela grega, pois eles adotaram muitas de suas crenças e de seu estilo, fazendo com que a mitologia Romana, seja praticamente a mesma que a grega, porém com pequenas diferenças nos nomes dos deuses.


Dai vem os nomes dos planetas do nosso sistema solar, sendo eles:


Sol – Hélio (que deu nome ao próprio Gás Helio)

Mercúrio – Hermes

Vênus – Afrodite

Terra – Gaia

Marte – Ares

Jupter – Zeus

Saturno – Chronos

Urano – Urano

Netuno – Posseidon

Plutão – Ades (Mesmo não sendo mais um planeta).


Agora voltando a mitologia grega, Gaia, junto com Urano tiveram os Titãs, (imagem do disco dos Titãs) NÃO ESSES, (imagem dos Jovens Titãs) É, QUASE ISSO, MAS TAMBEM NÃO SÃO ELES, esses aqui, (MOSTRAR IMAGEM).


Após os nascimento dos Titãs, vieram os monstros da mitologia grega, os ciclopes Brontes, Esteropes e Arges, e os hecatônquiros.


Foi então que a pedido de Gaia, seu filho Cronos derrotou seu pai Urano, no entanto, Cronos traiu sua mãe Gaia, tomou sua irmã Réia, deusa da maternidade como esposa e rainha, assumindo o posto de Rei dos titãs.


E é nesse ponto da mitologia grega headnerds, que surgem os deuses mais famosos, e que mais são citados atualmente na cultura pop.




O Monte Olimpo, com seus quase 3 mil metros de altura e um cume que está sempre dentro das nuvens, é o ponto mais alto de toda a Grécia e por isso foi considerado a casa dos deuses mais importantes de sua história, e dentre eles, destacam-se:


Zeus, que derrotou seu pai Cronos tomando seu trono e se tornando assim no Rei dos deuses.


Hera, a deusa da maternidade, do casamento e das mulheres, que era também irmã e esposa de Zeus.


Poseidon, irmão de Zeus e deus dos mares, das tempestades e dos terremotos.


Atena, filha de Zeus e deusa da sabedoria e das artes.


Ares, meio irmão de Atena e deus da guerra.


Deméter, deusa das estações e da agricultura e irmã de Zeus.


Apolo, deus do sol e irmão gêmeo de Ártemis.


Ártemis, deusa da caça, dos animais, da vida selvagem, da virgindade e da Lua.


Hefesto, deus do fogo e dos metais. Foi um grande forjador e trabalhava próximo dos vulcões com a ajuda dos ciclopes.


Afrodite, deusa do amor


Hermes, deus do comércio, da riqueza, da sorte, dos ladrões, viagens e magias.


Dionísio, deus do vinho e das festas.


Lembrando que em algumas versões da história, os nomes desses deuses que compõem o panteão podem variar, incluindo Hades, deus do submundo, que muitas vezes é incluído também como um dos deuses do Olimpo.


Além desses muitos deuses, ainda existem muitas histórias sobre heróis gregos que realizavam as mais distintas façanhas nas mais empolgantes aventuras, que eram os semi deuses, ou seja, filhos de um deus com um humano comum.


Dentre esses, destacam-se:


Aquiles, que era o guerreiro mais forte dos gregos. Filho de um homem comum, (Peleu) e da deusa Tétis.


Hércules, herói celebre da mitologia greco-romana, filho bastardo de Zeus e da humana Acmene.


Perseu, também filho de Zeus e conhecido por ter matado a Medusa.


Édipo, rei de Tebas que decifrou o enigma da esfinge e por volta de 427 a.C., matou seu pai e casou-se com sua mãe.



HeadNerds, e também como na mitologia Nórdica, muito de sua história se perdeu ou foi mudado com o tempo, pois era passada verbalmente, de pessoa para pessoa e de geração para geração.



É isso ai HeadNerds,


Sigam nossas redes sociais.


Também comentem e compartilhem nossos vídeos.


Valeu Head Nerds,


até a próxima.


Fui...


bottom of page