top of page

Mitologia Hindu

E ai HeadNerd, tudo tranquilo?


No vídeo de hoje, vamos falar um pouco sobre a Mitologia Hindu.

Head Nerds, entre todos os países e culturas do mundo, a Índia é, sem dúvida, um dos que mais despertam fascínio, curiosidade e admiração.


Pois enquanto a população brasileira em 2019 gira em torno de 210 milhões de pessoas, a Índia tem cerca de 1.3 bilhão de pessoas, e isso faz com que sua filosofia de vida e cultura seja muito diversificada e exótica, o que faz com que suas mitologias e lendas, atraiam e muito a atenção do mundo.


No entanto HeadNerds, é bom ressaltar aqui, que existem várias religiões na Índia. Essas são também chamadas de religiões dármicas, e são constituídas de um conjunto de tradições religiosas.


Ou seja, as religiões que se destacam na Índia são o hinduísmo, o budismo, o jainismo e o sikhismo, além das religiões que não necessariamente originarias do país, que englobam o Zoroastrismo, o Judaismo, o Cristianismo e o Islamismo.


Só por curiosidade HeadNerds, o Hinduísmo, com cerca de 900 milhões de seguidores, é a terceira maior religião do mundo, ficando atrás apenas do Cristianismo, que vem em primeiro lugar com aproximadamente 2.1 bilhões de seguidores, e do Islamismo, com seus 1.3 bilhão de adeptos.

Sendo tema de jogos como o Moba Smite e o Smite tatics, Hands Of The Gods ou em Raji: An Ancient Epic, que é um jogo de ação e aventura que se passa na Índia antiga, e que tem seu lançamento previsto para 2020.


Mas caso você queira jogar, tem uma versão Demo na steam.


E também em vários filmes e seriados, como em SuperNatural onde o Dean e o San enfrentam alguns dos deuses da mitologia Hindu.

-

Com deuses, semideuses, anjos, demônios, a mitologia Hindu é provavelmente uma das mais antigas do mundo, datando de aproximadamente 1500 a.C.. Seus primeiros relatos vem de uma região conhecida como Vale do Indo, e seu panteão é constituído por vários deuses.


E só para deixar claro aqui, a palavra “panteão”, significa literalmente, o conjunto de deuses de uma determinada religião.


Resumidamente, HeadNerds, o termo “Hindu”, vem de hindustan, que foi o nome dado pelos ingleses em meados do século XVII aos indianos que rezavam e se banhavam nas margens do Rio Indo.


A crença na mitologia hindu abrange vários deuses que são adorados em diversas partes da Índia, não existindo um único representante, como o Papa no cristianismo nem mesmo uma sede, como o Vaticano, do cristianismo. Cada pessoa escolhe o deus que quer adorar, de acordo com suas crenças e filosofias.


E apesar desta inegável multiplicidade, o hinduísmo não é tão politeísta quanto aparenta, na realidade, ele se assemelha ao cristianismo eu sua trindade, como Pai, Filho e Espírito Santo.


Pois nessa mitologia, que é considerada como uma das mais antigas do mundo e que é fundada nos antigos textos Veda, que significa conhecimento, destacam-se os 3 deuses mais importantes: Brahma, Shiva e Vishnu.


E aqui é importante ressaltar que além da coincidência do nome, a própria Ambev diz que não há relação entre o nome da cerveja e o nome do deus supremo dos hindus.

-

Conforme os textos sagrados, Brahma ou Bramá, é o primeiro da Trindade Hindu e o deus da criação, que criou o universo e a alma humana.


Ele é também conhecido por ser o deus da música e das muitas faces, geralmente representado como um homem com quatro rostos e 4 braços, sentado em uma flor de lótus, onde recita os 4 vedas.


Bramá criou sua esposa, Satrupa ou Sarasvati, a deusa das artes e do conhecimento, e dessa união nasceu Suayambhuva Manu, que seria então o pai de toda a humanidade.

-

Vishnu é a segunda divindade da trindade hindu. Esse deus possui infinitas qualidades, mas as três principais são à soberania, esplendor e omnisciência, o que o faz responsável pela preservação do universo, da vida e da verdade.


Ele é representado como um homem sentado em cima de uma serpente, simbolizando sua capacidade de permanecer em paz mesmo diante do medo.


Segundo o hinduísmo, Vishnu vem ao mundo de diversas formas, chamadas de avatares, que podem ser humanas, animais ou uma combinação dos dois, e ele só vem à Terra, quando um grande mal está prestes a acontecer.

-


Conhecido por muitos nome, como Mahadeva, Pashupati, Nataraja, Vishwanath, o deus da destruição, que representa a morte e a dissolução, Shiva é a potência transformadora, que executa a sua dança cósmica, a “Tandava”, em seu papel, onde destrói e transforma os mundos e as criaturas vivas, dando espaço para Bramá criar novos, mantendo assim, um ciclo de eterno de renovação.


Ele é também, considerado o protetor dos seguidores da luxúria, da raiva, ganância e da ilusão e que por sua vez, ficam no caminho dos homens que buscam a iluminação divina.


Shiva é geralmente representado como um homem de cor azul, simbolizando ser a luz que emerge da escuridão. Já a serpente em seu pescoço representa a energia vital, chamada de Kundalini.

-

Os muitos outros deuses da mitologia hindu são de uma forma geral, considerados encarnações ou avatares desses 3 principais deuses. E dentre ele, os que mais se destacam são:


Ganesha, que é o deus com cabeça de elefante, filho de Shiva e Parvanti. Sua figura está entre as mais queridas da cultura hindu, representando a fé, coragem, controle, reflexão e conhecimento frente aos obstáculos.


Rama, que é símbolo do grande homem perfeito em todos os seus aspectos, como filho, marido, irmão, amigo e governante. E também a figura central do poema hindu Ramayana.


Krishna, que foi o grande sábio que ajudou Arjuna durante a Grande Guerra dos Bharatas, além de ser um dos avatares mais populares do deus Vishnu.


E como uma das maiores vertentes do Hinduísmo, vem o Shaktismo, no qual a deusa Shakti, destaca-se como um Ser Supremo, assim como Brahma, onde Shakti é considerada a força cósmica primordial e o aspecto energético das divindades hindus, sendo referida como “A grande mãe divina”.


E como um dos avatares de Shakti, vem Kali, que é considerada sua forma mais feroz, onde sua imagem assustadora mostra uma mulher usando um colar de cabeças, uma saia de ossos e em suas mãos está a cabeça cortada de Shiva, representando a morte do maior inimigo da humanidade, o ego.


Dentre as crenças dos praticantes do hinduísmo, destacam-se a Samsara, que é a reencarnação, em um ciclo de morte e renascimento eterno, a ideia de Dharma, que é o caminho certo a ser seguido, o Karma, que é a lei universal de ação e consequência, a Moksha que é libertação do Samsara, ou seja, a meditação e adoração aos deuses e por fim e bastante conhecido nos dias de hoje, que é a Yoga, a prática que busca o equilíbrio físico, mental e emocional.

É isso ai HeadNerds,


Esse foi mais um tema aqui do canal.


Sigam nossas redes sociais, comentem e compartilhem o vídeo.


Inscrevam-se no canal do youtube.


Valeu HeadNerds.


Sigam-nos nas nossas redes sociais.


Valeu Head Nerds,


até o próximo.


Fui...


Fontes Variadas.

bottom of page